Ela abriu o casaco e me mostrou aquela barriga já ficando redonda. Neste momento eu percebi que o mundo inteiro cabia ali.

Meses atrás, ela me parou no corredor. Colocou as mãos em meus ombros e com olhos inconsoláveis me disse: Você viu o que aconteceu comigo?

Me levou até o banco e por 25 minutos me contou sua dor. Deixei minhas coisas no chão e simplesmente a ouvi. Eu não tinha o que dizer porque não sabia como confortá-la. Foi naquele momento, chorando com ela, que a abracei e as peças deste encontro com alguém que eu mal conhecia se encaixaram. Ela era a mãe que acabara de perder a filha. Eu, a filha que já havia se despedido da mãe. E ninguém nos preparou pra isso.

Mas desta vez, quando eu vi a barriga dela crescendo de novo, eu imediatamente a abracei, sem pensar muito. E aquela barriga redonda se encaixou no meu ventre vazio. E eu também engravidei, ali mesmo, naquele abraço, naquela criança fazendo cócegas de felicidade na minha barriga.

Quando a gente vê uma barriga crescendo e entende tudo o que ela significa, engravidamos também. Engravidei de futuro e esperança, engravidei de oração, porque naquele momento, o universo sussurrou no meu ouvido o sopro de vida.

O mundo inteiro cabe naquela barriga, pois viver é nascer e morrer, renascer, sobreviver, se reinventar, gerar com amor, com fé. A barriga cresce pra mostrar pra gente do que o Amor é capaz, do que a esperança pode fazer.

Ninguém sabe explicar como os ossos se formam, como os olhos ganham vida, como tudo acontece lá dentro. A barriga é coração, é sementeira. Aquela barriga era a expectativa se tornando real depois de tantos nãos, depois do pior não: aquele que nos tira a vida.

Escrevo grávida de palavras, escrevo fazendo uma oração. Queria dar à Andrea e à sua pequenina que está pra nascer um presente lindo. Ainda me pergunto porque ela me escolheu naquele dia e porque me procurou nesta semana. Talvez somos a peça que faltava em algum quebra cabeça.

Esta é a minha oração de Saúde, vida, Amor e esperança para uma criança que está chegando. Este é o meu abraço mais apertado possível praquela mãe que me escolheu para que eu engravidasse de sua história e parisse com Amor este final feliz.

O mundo inteiro cabe naquela barriga.

